sexta-feira, 23 de maio de 2008

“Conheçam um pouquinho do meu amigo”


Boa noite de sono. Ainda não consigo esquecer o banheiro por muito tempo, acredito pela glicemia alta em virtude dos medicamentos, mas tenho adaptado bem e nem pensar em reclamar, ta ruim, volta para o hospital.

Bom, hoje queria destacar o meu amigo e PAIZÃO, Vado. Maior exemplo de generosidade do nosso seio familiar. Hoje com toda praticidade que se utiliza, aqui em casa, é o nosso meio de transporte. E aí se não fosse ele, estaríamos todos emperrados. Nunca ouvi uma reclamação se quer deste devoto ferrenho de Nossa Senhora de Fátima, muito pelo contrario, sempre solícito e com aquele sorriso peculiar aos “ pafuncios”. Que que isto Pd Cláudio. A você, meu grande amigo e exemplo de vida o meu muito obrigado.

Quem me conhece sabe que meu grande ídolo na F1 é Nelson Piquet, por isto a minha expectativa sobre o Nelsinho era grande. Achei uma matéria sobre a temporada de 1981, ultima prova.

“Contudo, não foi fácil para Nelson Piquet Souto Maior se tornar o segundo brasileiro a consagrar-se como campeão do mundo de Fórmula 1. O acerto com molas duras deixou o Brabham BT49C extremamente rígido e Piquet, com fortes dores no pescoço, viu-se na iminência de abandonar a corrida. Mas era preciso resistir, ir até o fim da corrida, porque mesmo com Reuteman em 7º, fora da zona de pontuação, Piquet precisava, no mínimo, de um pontinho para empatar a pontuação em 49 pontos e ser campeão pelo número de vitórias - ele tinha três, contra duas do argentino.

Com a cabeça pesando uma tonelada, Piquet sentiu-se impotente para manter o 3º lugar e não teve como impedir a ultrapassagem de Nigel Mansell. Depois, mesmo tocando rodas com o Alfa Romeo de Bruno Giacomelli, também perdeu a 4ª colocação.

A corrida ficava cada vez mais dramática para Piquet. Ele sentia náuseas, já estava difícil respirar e o pescoço doía, comprimindo-se contra os ombros. Olhou para o boxe e viu a placa sinalizando que faltavam quatro voltas. Respirou fundo, tirou do pulmão um ar difícil, que veio junto com uma dor aguada nas costas, mas sentiu-se anestesiado quando boxe sinalizou que ele tinha 1 minuto e 20 segundos de vantagem sobre Jacques Laffite, o 6º colocado.

Depois de sofrida 1 hora, 45minutos, 25segundos e 515 milésimos, Nelson Piquet venceu as 75 voltas pelos 3 650 metros do circuito urbano de Las Vegas e tornou-se campeão mundial de Fórmula 1.

Lole fechou em 8º, uma volta atrás de Piquet, e permaneceu imóvel dentro do carro após estacionar nos boxes. Não tinha coragem de tirar o capacete e enfrentar o mundo, muito menos tinha condições de suportar a Williams festejando a vitória do parceiro Alan Jones, apesar do funeral do seu título mundial.

Poucos metros dali, os mecânicos da Brabham tentavam reanimar o novo campeão mundial, desmaiado dentro do Brabham nº 5, depois cruzar a bandeirada gloriosa, em 5º lugar. O campeonato estava decidido por um pontinho: Piquet 50, Lole 49.

Só uma hora após ter sido festejado no pódio, Piquet conseguiu reunir forçar para falar com os repórteres, pela primeira vez como campeão mundial: "Quando recebi a bandeirada, só uma coisa me vinha à cabeça: agora ninguém me tira esse título. Porém, eu não agüentaria mais meia volta, porque sentia dores terríveis. A exaustão era maior do que a emoção. Tanto que desmaiei dentro do carro".

Mais tarde, Carlos Reutemann fez um desabafo que passou à história da Fórmula 1: Ele disse: "Perdi o título para um garoto que limpou as rodas do meu Brabham".

Piquet soube da declaração e confirmou: "É verdade, eu lustrei as rodas do carro dele em 1974, na inauguração do Autódromo de Brasília, num grande prêmio extra-campeonato. Na época, era o única maneira que encontrei de participar da Fórmula 1".

1981 - 15 GPs
Campeão: Nélson Piquet, 50 pontos;
2o: Carlos Reutemann, 49
3o Alan Jones, 464o Jacques Laffite, 44
5o Alain Prost, 43
6o JohnWatson, 27
7o Gilles Villeneuve, 25;
8o Elio de Angelis, 14
9o RenéArnoux e Hector Rebaque 11
11o Eddie Cheever e Riccardo Patrese, 10
13o Didier Pironi, 914o Nigel Mansell, 8
15o Bruno Giacomelli, 7
16o Marc Surer, 4
17o Mario Andretti, 3
18o Slim Borgudd, Andrea de Cesaris, Patrick Tambay e Eliseo Salazar 1.

Acompanhando ontem os primeiros treinos livres do GP de Mônaco, revendo os melhores tempos no Principado, 1. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 1min15s140 , 15. Nelsinho Piquet (BRA/Renault): 1min17s246 e com os resultados apresentados pelo Nelsinho até agora, imaginem minha decepção.

È isto aí gente, um abraço e tenham um bom dia.

Portuga.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia bicho, materia bacana.
Tô aqui ligado em você, um abraço da família.

Anônimo disse...

Portuga,
1º bom dia e bom de vê 2ºum abraço no Vadinho, Zélia e Lú...

Meu jovem... assim vc vai tirar o Lulu da tv Cultura (Programa esporte cultura de Itabira )ou então concorrer com Reginaldo Leme (Guarani fm), sobre F1, brincadeira a parte.

Estou aqui torcendo para sua recuperação + rápida.

Um abraço e tenha um bom dia.

Tiarú

Anônimo disse...

Oi Portuga, bom dia!!!!!

Que família especial!!!! Você realmente teve a quem puxar: mamãe e papai!

Um beijão para vc e para eles!

Felicidades sempre!!!!!!!!

Do amigo Kim e família

Anônimo disse...

Bom também Portuga,

como sempre nos mantendo informados, tava sentido falta desta fonte.

Aquele abraço e excelente fim de semana a vc e todos que estão por ai!
Gugu, Gabi e Miudinha

Anônimo disse...

Meu primo Osvaldo Antônio,

Quando não é dia útil, tenho alguma dificuldade de lhe falar porque estou sem acesso ao mundo internáutico. De qualquer forma e com certo atraso, agradeço as manifestações do meu niver. A sua recuperação nos dá a certeza que quando se quer alguma coisa, se consegue e por isso sei da verdade do seu desejo.

Na segunda-feira, quando eu voltar pra Copasa, envio nova frase do dia, pois é lá que está o meu arquivo com as preciosidades.

Agora - 23/05, estou na casa do Sérgio, em 7 Lakes City, junto com Cléber, esperando uma galinhada preparada pela Carmelita.

Na hora que vc começar a sair novamente, aqui será um encontro obrigatório.

No mais, tenha uma boa noite e cada vez mais acreditamos na sua cura.

Beijão do seu primo cinquentão,

Glaycon

Anônimo disse...

Oi Osvaldo, que notícia boa vc estar em casa com meus tios queridos, se recuperando bem. Desejo muita luz p vcs! Agora, já que vc comentou do meu time, Saudações Tricolores, vamos torcer pelo Fluzão, pq os cavalos paraguaios já rodaram!
Beijo grande a vc e aos outros pafúncios.

lima disse...

Portuga, "pelos frutos reconhecemos a árvore". Curta muuuuuito os seus pais,pois como é bom tê-los por perto!Já percebi que quanto mais velhos ficamos mais precisamos deles.Eles são o noosso porto seguro.
Fique com DEUS e em DEUS
Beijos,
Jackie Lima

lima disse...

Portuga, o amor pelos nossos pais vai até onde a nossa alma alcança, portanto, é eterno. Graças a DEUS por eles.
Até amanhã,
Saúde e paz!
Jackie Lima

Anônimo disse...

Bom dia, Osvaldo!!!
Seu pai é maravilhoso, ímpar e único.
Não há quem o conheça que não veja nele a bondade estampada.
Achei muito linda e sábia a postagem da Jackie Lima.
Quantas vezes temos a oportunidade de sentir a família como pilar central de nossas vidas.
Você é agraciado por DEUS!
Hoje acordei cedo e ainda não escreveu nada no blog ( snif! snif!). Um beijo em seu coração e uma prece
Fernanda

Anônimo disse...

Ei Osvaldo,
Só mais um pouquinho de tempo e TUDO vai voltar arotina de sua plena recuperação.Eu e Lauro,todos os dias damos um passeio pelo seu blog.Como esta?Uma prece,com fervor.Te gostamos muitão.Um abraço dos Lauro's